JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A menor constituição do mundo

Um grupo de sábios judeus reuniu-se para tentar criar a menor Constituição do mundo. Se alguém fosse capaz de definir - no espaço de tempo que um homem leva para equilibrar-se em um só pé - as leis que deviam reger o comportamento humano, este seria considerado o maior de todos os sábios.
- Deus pune os criminosos - disse um.
Os outros argumentaram que isto não era uma lei, mas uma ameaça; a frase não foi aceita.
- Deus é amor - comentou outro.
De novo, os sábios não aceitaram a frase, dizendo que ela não explicava direito os deveres da humanidade.
Neste momento, aproximou-se o rabino Hillel. E, colocando-se num só pé, disse:
- Não faça com seu próximo aquilo que você detestaria que fizessem com você; esta é a Lei. Todo o resto é comentário jurídico.
E o rabino Hillel foi considerado o maior sábio de seu tempo.

Tapando o sol com a mão

Um discípulo procurou o rabino Nahman de Braslaw:
- Não continuarei mais meus estudos dos textos sagrados - disse. - Moro numa pequena casa com meus irmãos e pais, e nunca encontro as condições ideais para concentrar-me no que é importante.
Nahman apontou o sol, e pediu que seu discípulo colocasse a mão na frente do rosto, de modo a oculta-lo. O discípulo fez isto.
- Sua mão é pequena, e no entanto conseguiu cobrir totalmente a força, a luz e a majestade do imenso sol. Da mesma maneira, os pequenos problemas conseguem lhe dar a desculpa necessária para não seguir adiante em sua busca espiritual.
"Assim como a mão tem o poder de esconder o sol, a mediocridade tem o poder de esconder a luz interior. Não culpe os outros por sua própria incompetência."

Parece muito óbvio

Perguntaram ao rabino Ben Zoma:
- Quem é sábio?
- Aquele que encontra sempre algo a aprender com os outros - disse o rabino.
- Quem é forte?
- O homem que é capaz de dominar a si mesmo.
- Quem é rico?
- O que conhece o tesouro que tem: seus dias e suas horas de vida, que podem modificar tudo que acontece a sua volta.
- Quem merece respeito?
- Quem respeita a si mesmo e ao seu próximo.
- Isto tudo são coisas óbvias - comentou um dos presentes.
- Por isso são tão difíceis de serem observadas - concluiu o rabino.

Exibições: 2790

Respostas a este tópico

Querido Mestre Jayme.

Diante de tanta riqueza posso me orgulhar de pertencer à Civilização da Sabedoria. Cada conto, cada comentário e cada conclusão, por mais óbvia que pareça me faz cada vez mais aplicar-me aos estudos, mas, quanto a mim isso não se faz tão importante, já que tenho filhos a quem deixar esse legado.O Legado de procurar "Estudar, estudar e estudar"......

Fico grato mais uma vez.

Kol Ha Kavod!

Querido Mestre Marcelo,

Tenho certeza que voce vem passando esse rico legado para seus filhos, mais tambem para muita gente de sua comunidade.

Te conto , que quando eu era garoto e estudava numa escola Judaica,no RJ  tinha uma Morá que se chamava Sara  nunca soube seu sobrenome ,ela trabalhava na biblioteca provavelmente como voluntaria, pois já tinha idade, me lembro que ela era da Lituania . Eu era muito bagunceiro e fugia das aulas chatas, para me esconder na biblioteca, Morá Sara me ajudava nessa minha fuga e de forma sabia sempre sentava comigo num canto de sua salinha , que era nosso esconderijo , me fazia um cafe com leite e biscoito e abria um livro e me contava contos  e historia Judaica. Eu ficava maravilhado! Ela era uma educadora impresionante, que me fez gostar do judaismo, e ser educador ,sua forma de contar as historia somente me aumentava a vontade de matar mais aulas para me esconder no esconderijo junto da Morá Sara.

Eu me lembro de um episodio que marcou minha vida , e voce me vez lembrar . Foi que um dia  eu disse  que achava que ela era a pessoa mais sabia do mundo! E ela me contestou com sua sabedoria.judaica. "Uma pessoa que se afirma sabia é sinal que ela não é sabia, os verdadeiros sabios são aqueles que afirmam que não sabem nada e constantemente estudam para ser sabios"

Quando voce usou a frase "procurar "Estudar, estudar e estudar"...... Me fez lembrar desse episodio, na qual te agradeço!

Certamente voce é uma pessoa muito Sabia dentro do conceito de  sabedoria da Morá Sara!

Um Grande Abraço

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço