JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana


Sucot possui dois significados, o agrícola (festa da colheita dos frutos) e o histórico-Espiritual (festa das cabanas.). Sucot começa no dia 15 de Tishrei e tem duração de 7 dias.
Sucot relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Este foi um período em que o povo judeu não tinha terra própria, nem solo cultivável e sendo assim foi um povo nômade que viveu em cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus se abrigam sob folhas e galhos ao ar livre. A Suca simboliza a simplicidade e a necessidade de uma vida mais modesta menos consumista e competitiva, como a de nossos antepassados, nos lembrando da fragilidade dos bens materiais e do nosso afastamento da natureza.
A sucá erguida ao ar livre é constituída de palha ou folhagem, para que possamos ver o céu. Simbolizando a todos os judeus, que temos uma terra, Eretz Israel, e nela devemos produzir com nossas mãos não só alimentos, industria e tecnologia, mas também produzir um estado judeu de moral , ética, liberdade e justiça social.
O Êxodo do Egito é uma das pedras fundamentais do judaísmo, é a experiência da liberdade, pois fomos escravos e nos libertamos da escravidão. Sucot nos faz refletir do longo e duro caminho para a humanidade conquistar essa liberdade. Sendo assim, Sucot nos ensina uma grande lição de vida: a liberdade não se alcança em um dia, deve ser conquistada enfrentando as dificuldades, sem temer em lutar por sonhos e ideais e por isso nós Judeus Humanistas carregamos em nossas lutas esse Grito de Yoshua Ben Nun na passagem biblica no Vale de Yolon onde no momento cricial ele pede ao Kadosh Baruchu (D`eus) um milagre e esse D`eus lhe da uma resposta simples e humana “Chazak Veematz” (Tenha Força e coragem ), Força e coragem para enfrentar os novos desafios e conquistar a liberdade neste novo êxodos .
Sucot também é conhecida como a festa da colheita porque coincide com a estação das colheitas em Israel, quando chega a chuva que traz a tão preciosa e esperada água, representando a vida de todos os seres desse planeta. Sucot comemora o final do ano agrícola, começo do outono. Um ramalhete com 4 espécies de planta simboliza a parte do interior do ser humano .
Etrog ( fruto Cítrico) Representa a Inteligência do ser Humano
Lulav ( a Palmeira) Representada a bondade e o amor oculto em cada ser Humano
Hadas ( a Mirta ) Representa a Carência Humana o medo ao desconhecido.
Arava (o Salgueiro ) Representa o esforço humano numa constante luta pela procura da perfeição de seu ser .

Estas 4 espécies de plantas juntas e unidas representam a humanidade e também representa nossa função como judeus de “Or la Goim”, uma luz para a Humanidade.
Para nos Judeus Humanistas, Sucot é uma festa judaica de grande importância, pois é a festa que valoriza a vida, a natureza e procura refletir sobre a liberdade do ser humano. Essa é também a festa que nos aproxima um pouco mais da essência do que é a terra de Israel para nos Judeus Humanistas, uma terra onde os frutos e as esperanças estão no ser humano.

Jayme Fucs Bar

Exibições: 463

Responder esta

Respostas a este tópico

Sucot Humanista

Show! Muito esclarecedor,

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço