JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Jayme Fucs Bar -- novembro 2015 Arquivo (6)

Judeus dos países árabes: a história não contada - MORASHA

Nos anos que se seguiram à criação de Israel, em 1948, cerca de 900 mil judeus que viviam no mundo muçulmano foram forçados a abandonar os países onde viviam, deixando para trás séculos de história e bilhões de dólares em patrimônio. Comunidades que existiam por mais de dois milênios simplesmente desapareceram.

Edição 87 - Março de 2015

No entanto, até hoje, a história da expulsão desses judeus é praticamente desconhecida. Pouco se sabe sobre as humilhações, perseguições,…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 30 novembro 2015 às 19:10 — Sem comentários

O milagre verde de Israel por David Gruberger

Quem aterrissa no Aeroporto Ben Gurion pode olhar pelas janelas do avião e verá campos e plantações de diferentes cores. Quem anda de carro em estradas do sul do país dirá que viu campos verdes e estufas em meio a um deserto seco, um milagre ou uma miragem? Israel  é conhecido mundialmente por sua avançada […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 25 novembro 2015 às 23:44 — Sem comentários

Bandeja de Prata Escrito por Amir Szuster

Esqueça a ameaça nuclear iraniana ou o terrorismo do Estado Islamico. Deixe de lado o conflito com os palestinos. A maior ameaça a sociedade israelense nos próximos anos é a concentração de poder e riqueza nas mãos de um grupo muito seleto de pessoas. Assim apontam três importantes personalidades (1) que apresentaram suas visões no […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 19 novembro 2015 às 19:21 — Sem comentários

Sem arrependimento Escrito por Yair Mau

Artigo de Dan Ariely, publicado originalmente em hebraico no jornal Haaretz, no dia 3 de novembro de 2015. Qual é a causa da estagnação diplomática? Se examinarmos esta questão do ponto de vista da economia comportamental, poderemos encontrar dois princípios centrais de racionalidade que causam a estagnação. Um deles é a aversão à perda e […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 16 novembro 2015 às 14:15 — Sem comentários

MILAGRES NA FILOSOFIA JUDAICA MEDIEVAL - REVISTA MORASHA


Era difícil explicar certos milagres bíblicos em termos de ciência contemporânea e, por outro lado, a aceitação de milagres requeria a crença na Criação e na Divina Providência -noções rejeitadas pela filosofia grega.

Saadia Gaon (882-942)

Saadia ben Joseph, também conhecido como Rabi Saadia Gaon por ter sido apontado como Gaon (chefe) da Academia de Sura, na Babilônia, pode ser considerado o pai da filosofia medieval. Seu sistema filosófico é amplamente detalhado em seu…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 novembro 2015 às 3:28 — Sem comentários

Entre Gaza e o Kibutz Escrito por Gabriel Paciornik

– Íamos cedo de manhã para praia. Às vezes, era para (kibutz) Zikim, ou Gaza City mesmo. Eu passava a manhã jogando futebol na areia. Mais tarde, voltávamos para casa com peixes frescos comprados por lá mesmo para fazer de almoço. Minha mãe sempre fazia compras no shuk (mercado) em Gaza. No kibutz mesmo, quase […]

1…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 6 novembro 2015 às 5:26 — Sem comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço