O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Iniciou esta discussão. Última resposta de Jayme Fucs Bar 16 Jan. 3 Respostas 1 Curtiu isto
Iniciou esta discussão. Última resposta de Jayme Fucs Bar 16 Jan. 2 Respostas 2 Curtiram isto
Postado em 12 fevereiro 2021 às 16:02 0 Comentários 0 Curtiram isto
Hace un siglo, en el sur de Polonia, judíos religiososortodoxos consolidan una corriente política denominada Agudat Israel, para hacer frente a dos tendencias que ya entonces se perfilan como posibles convocatorias hegemónicas para la juventud judía de Europa. Agudat Israel es en aquel histórico momento la respuesta a la opción emancipadora propuesta por el sionismo en Basilea en 1897. Pero hay otro eje de confrontación: la Ortodoxia visualiza un grave peligro en la Reforma, movimiento…
ContinuarPostado em 1 fevereiro 2021 às 15:20 0 Comentários 0 Curtiram isto
Como a Genética vem prevenindo doenças graves e de alta frequência em judeus e a importância da conscientização da comunidade.
Nossos genes são a unidade fundamental da hereditariedade, formados por DNA, e determinam inúmeras funções no organismo. Nossas características físicas, traços de personalidade, facilidade para aprender línguas estrangeiras ou tocar um instrumento têm relação com a genética. Pressão alta e diabetes também são influenciadas pelos genes, mas não exclusivamente.…
ContinuarPostado em 16 janeiro 2021 às 17:50 1 Comentar 0 Curtiram isto
No dia 29 de abril de 2016, Fernanda dos Santos Silveira Moreira realizou sua defesa de Dissertação de Mestrado intitulada “Representações de Jerusalém na literatura: a cidade sonhada de Moacyr Scliar e a cidade dessacralizada de Amós…
ContinuarPostado em 31 dezembro 2020 às 9:21 0 Comentários 0 Curtiram isto
Postado em 24 dezembro 2020 às 4:57 1 Comentar 1 Curtiu isto
Durante a Inquisição em Portugal devemos sempre lembrar alguns nomes de verdadeiros cristãos que, no meio do fanatismo religioso e da ganância, colocaram em risco suas vidas para salvar judeus - cristãos novos.
Uma dessas grandes e admiráveis personalidades foi o Padre jesuita Antônio Vieira , que não só foi um brilhante orador e intelectual cristão, mas um dos maiores críticos da Inquisição em Portugal.
Em seus muitos escritos ele descreve, de forma profética, a decadência do…
Continuarfone 6133555161,por poucos dias,vou mudarme de brasilia,grata,
shabat shalom preciso entrar em contato com judaísmo humnistad eaguas claras aqui em brasilia estou no fone 33555161 casa do professor luiz Eduardo grata.
meu emil ma1ca2lo3@gmail.com
meu fone esta com problems delsigdo,meu tablete esta com defeito
shalom senhor por favor comunique se com o lider de aguas claras aqui embrasilia.estou precisando de um socororo urgente delsaqui
so agora descobri a comunidade daqui
tenho sofrido demais por estar sem comunidade
estou em situação de riscograta
Task, task, tasck: O que é ser Judeu?
Primeiramente, ate o Dr. Jayme, homem de uma logica cartesiana, necessita divagar sobre pontos e períodos da Historia Geral, eras, a interligação dos judeus, com o conceito da Ortodoxia, o conceito de Nacionalismo, indo ate à formação do Estado de Israel, e segundo as poucas luzes que tenho desse Estado, a Orientação Ortodoxa desse país, e a sua aparente posição na contramão do Oriente Médio, - pelo menos no que tange a “Palestina”.
Bem, sobre Israel, não conheço a fundo a politica local, e acato as palavras do Dr. Jayme e de outras fontes, como fidedignas. Realisticamente, creio ser uma situação insolucionável, e às vezes ate caio numa de “Armagedon”, como uma possível saída, mas me falta a fé escatológica para conceber esse Armagedon Bíblico. Assim como o Dr. Jayme, ando matutando, “chutando a lata” (kicking the can) rua afora, num estado de “stream of conciousness”, tentando formular um pensamento que anda na ponta da língua, mas que não consigo concatena-lo.
O que é ser judeu? O que é ser humano? O que é ser um Mench? O que é Deus, ou mais amiúde a sua interligação comigo?
Martin Buber escreveu muito sobre isso - e não me respondeu essa pergunta. Responderei eu? Li em muitas outras fontes, também sem uma resposta?
Será que não tem resposta? Definitiva, não creio.
Devemos então desanimar, por não termos resposta? Não.
É o Judaísmo invalido por não ter uma explicação semântica? Não.
Afinal as palavras ainda não nos deram uma definição do “ponto”, em geometria plana. Da “eletricidade e da força”, na física. Todavia, deslocando-se o ponto temos a reta e dai tem-se a geometria. Apesar de não definirmos a contento a forca e eletricidade, a minha casa esta conectada a malha elétrica e meu carro tem alguns HP de força cavalar...
E o que tem essa baboseira a ver com o judaísmo?
Simples, o Judaísmo é “sentido”. O judaísmo é o “agente ou religião capaz de”, o judeu “é reconhecido por”. In sumula, “o judaísmo é”, e diferentes Judeus, completam a definição segundo as suas luzes.
Eu gosto de uma definição do Miguel de Cervantes, algumas vezes, a definir o Judaísmo. Essa eh a minha visao poetica dessa definicao. Shabbat Shalom a todos!
Quando criança em VIX notava que era costume em muitas casas (incluso na minha), nas Sexta Feiras de manhã, fazerem uma “faxina geral” e prepararem uma comida para o “fim de semana”.
Não sei se no Rio, há 50 anos faziam isso.
Também gostaria de mencionar a “Schimia” de POA, bem Yidish. Alias. Noto que não falta por lá Assimilados de Bombacha, e alguns somente agora estão se dando conta que foram “assimilados”.
Muito obrigado!
© 2021 Criado por Jayme Fucs Bar.
Ativado por