JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

outubro 2016 Posts no Blog (9)

REFLEXÕES MISTICAS – O Nosso Trato com o Criador

REFLEXÕES MISTICAS – O Nosso Trato com o Criador

 

Vivemos na fisicalidade e somos influenciados por todas as forças que para ela convergem. Temos uma ideia de D-us legada pela dogmática da religião e achamos que ao nos afastarmos ou não da Luz, recebemos imediata punição, ou bênçãos, por isso, algumas vezes nos dirigimos ao Eterno, pensando que em assim fazendo o estamos agradando. Ledo engano!

“Deus não aprecia adulações; não fica lisonjeado por rezarmos a Ele, nem nos…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 31 outubro 2016 às 15:24 — Sem comentários

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 25 outubro 2016 às 14:41 — Sem comentários

Será que temos regalado a Torá?

Quando tem chegado o momento em que cada judeu deve definir o conteúdo de seu judaísmo, a referência é geralmente feita em relação a observância.

 

Enquanto uma minoria desproporcionalmente visível se define ideologicamente, e no seu comportamento,  como ortodoxos, e outra minoria totalment no observante, a vasta maioria dos judeus (de acordo com algumas estimativas, dois terços deles) dizem se encontrar em um ponto intermediário.

 

Este ponto “intermediário” é…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 23 outubro 2016 às 11:40 — Sem comentários

VISÕES DA KABBALAH – A Era Messiânica

No Talmude, a Era Messiânica é chamada de Yom Shekuló Shabat – o dia em que tudo será Shabat. Como descreve a Bíblia (Micá 4:4), “Cada um sentará debaixo da sua videira e sob sua figueira e ninguém lhe causará medo”.

A vinda do Messias anunciará a maior revolução da história da humanidade. Ela representa o triunfo derradeiro do homem sobre o mal. (Shabat Dia de Eternidade; Arieh Kaplan).

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 18 outubro 2016 às 11:17 — Sem comentários

REFLEXÕES MISTICAS – As tragédias do Cotidiano

Ninguém ignora que na vida ocorrem muitos episódios que costumam terminar em tragédias, transformando quase instantaneamente as situações individuais. Não utilizando o poder de adaptação, o sofrimento se torna, em geral desesperador, consome a vida e subjuga o espírito, fazendo com que este se encolha, coibido e triste, sem esperança de redenção. (Introdução ao Conhecimento Logosófico. Carlos Bernardo González Pecotche; Pg. 161).

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 17 outubro 2016 às 22:16 — Sem comentários

SHAVUAH TOV - Uma Boa Semana a Todos

Fizemos a passagem, encerramos o Shabat e recomeçamos o caminhar, mesmo que instantes que se nos pareçam desfavoráveis. A nosso esperança encontra-se no nosso Criador e nele esperamos as respostas as nossas profundas indagações. Esta semana que eu possa me dedicar aos mais necessitados, aos injustiçados, e aos que necessitam de pão. Ajuda-nos Criador a compartilharmos com os nossos semelhantes.

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 15 outubro 2016 às 20:58 — Sem comentários

Porque Lemos o Livro de Yona (Jonas) em Yom Kipur ? Jayme Fucs Bar

È de costume em Yom Kippur ler o Livro de Yona (Jonas) , Mais Por que?

Conta a passagem bíblica , que Yona será enviado pelo Criador para ajudar ao povo de Nínive se arrepender e se perdoar. em vez de Yona cumprir essa importante tarefa ele resolve fugir de suas responsabilidades.

...

Claro que a primeira pergunta é por…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 outubro 2016 às 15:58 — Sem comentários

YOM KIPUR A PREDOMINÂNCIA DA LEI DE CAUSA E EFEITO

Na Kabbalah quando vivenciamos Yom Kipur consideramos a Lei de Causa e Efeito, ou seja, somente seremos perdoados e selados no livro da Vida se praticarmos o PERDÃO.

A ORAÇÃO DO PERDÃO - RIBONÔ SHEL OLAM – (MESTRE DO UNIVERSO).

Soberano do Universo, Eu perdôo a todo aquele que me magoou e me zangou ou que me fez mal, tanto ao meu corpo como a minha propriedade, a minha honra e a tudo que possuo; tanto contra sua vontade ou com sua vontade, tanto…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 9 outubro 2016 às 21:10 — Sem comentários

SHABAT SHALOM - Uma Pausa nas Incertezas

Um cenário triste, a catástrofe do Furacão no Havaí, muitas mortes, desabrigados, pobreza, violência e fome. Os países ricos apenas lamentam, a ONU sem forças, tenta se impor, mas sempre demonstra estar fragilizada, e vamos nos esquecendo do sofrimento daqueles que em alguns momentos, chamamos de irmãos.

É nessa triste caminhada que ousamos parar um pouco, para de um modo ou de outro, pelo menos lembrar-nos dos que sofrem. e participarmos nas instituições que ajudam.Nesse período de…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 7 outubro 2016 às 22:41 — Sem comentários

Arquivos mensais

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço