JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

novembro 2015 Posts no Blog (13)

Judeus dos países árabes: a história não contada - MORASHA

Nos anos que se seguiram à criação de Israel, em 1948, cerca de 900 mil judeus que viviam no mundo muçulmano foram forçados a abandonar os países onde viviam, deixando para trás séculos de história e bilhões de dólares em patrimônio. Comunidades que existiam por mais de dois milênios simplesmente desapareceram.

Edição 87 - Março de 2015

No entanto, até hoje, a história da expulsão desses judeus é praticamente desconhecida. Pouco se sabe sobre as humilhações, perseguições,…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 30 novembro 2015 às 19:10 — Sem comentários

CHEGOU O SHABAT!

O Crepúsculo já iniciou-se, as sombras começam a vestir o nosso tempo, em poucos minutos duas velas estarão a brilhar, enquanto no alto pelo menos três estrelas complementam a chegada em cada lar que assim procede, da presença da Shekinah do Criador como uma Rainha.

É o Shabat testemunhando um grande casamento Cósmico, do Criador com suas criaturas, renovando o pacto do Sinai, agora tão iluminadas com a festa de Chanuchá, que está tão próxima. SHABAT…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 27 novembro 2015 às 19:56 — Sem comentários

O milagre verde de Israel por David Gruberger

Quem aterrissa no Aeroporto Ben Gurion pode olhar pelas janelas do avião e verá campos e plantações de diferentes cores. Quem anda de carro em estradas do sul do país dirá que viu campos verdes e estufas em meio a um deserto seco, um milagre ou uma miragem? Israel  é conhecido mundialmente por sua avançada […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 25 novembro 2015 às 23:44 — Sem comentários

O TERRORISMO que ATERRORIZA o cimbole do ocidente

quando si fala de terrorismo amidia sensacionalista  si  aterrorisa  com atos da alkaida o estado islamico.mas .quando si fala da OLP   o  resbola da palestina o mundo fecha os  olhos  para ISRAEL E JERUSALEM 

Adicionado por jeann charlles em 24 novembro 2015 às 15:17 — Sem comentários

QUANDO PERDEMOS O FOCO NO CRIADOR E VIVEMOS SÓ RELIGIÃO

Vivemos um dia-dia bastante estressante e somos bombardeados pelo constante de informações e situações, que geram um ambiente de negatividade. Geralmente resolvemos as coisas pelo primeiro impulso que chega a nossa mente, e quantas situações trágicas acontecem pelo nosso comportamento reativo.

Essa postura em geral ocorre entre amigos, familiares, no…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 23 novembro 2015 às 12:33 — Sem comentários

Ser judeu tem muito a ver com o comportamento

Jacob é na Mesopotâmia, na casa do irmão de sua mãe; ele se apaixona por Raquel sua filha mais nova. Labão, seu tio promete dar a ela em casamento. No entanto, quando chega a noite de núpcias, Labão muda Raquel para Lia, sua filha mais velha.

 

Assim, lemos em Gênesis capítulo 29 versículo 25:

 

" Quando chegou a manhã, lá estava Lia.

Então Jacó disse a Labão: “Que foi que você me…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 20 novembro 2015 às 13:54 — Sem comentários

Bandeja de Prata Escrito por Amir Szuster

Esqueça a ameaça nuclear iraniana ou o terrorismo do Estado Islamico. Deixe de lado o conflito com os palestinos. A maior ameaça a sociedade israelense nos próximos anos é a concentração de poder e riqueza nas mãos de um grupo muito seleto de pessoas. Assim apontam três importantes personalidades (1) que apresentaram suas visões no […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 19 novembro 2015 às 19:21 — Sem comentários

Amor incondicional

Estudamos a Torá respeitamos os mitzvot compreendemos a importância do eterno em nossas vidas. Aprendemos o quanto é belo suas obras, mas esquecemos do amor que o eterno nutre por cada filho independente de ser uns diferentes dos outros e suas crenças muitas vezes levarem seus filhos a atos tristes este amor se assemelha o de uma mãe que gera cuida e tem  que deixar seguir os seus próprios caminhos.

Amar é o maior conhecimento que devemos aprender e compartilhar esse amor .

A…

Continuar

Adicionado por Andréa Brandão Garcia em 17 novembro 2015 às 13:18 — Sem comentários

A FALTA DE AMOR INCONDICIONAL & ESCURIDÃO ESPIRITUAL

Vivemos instantes de intolerância, violência e morte num compasso crescente que nos deixa perplexos. Nações poderosas vivem o pânico generalizado do temor da manifesta maldade oculta numa perspectiva eminentemente dogmática.

Por mais que seja aplicada medidas relacionadas com dar o troco diante dos fatos horrendos, mais ficará acirrado o ódio, que faz parte de uma história pós edênica, que deságua no Ticum das Nações envolvidas no passado com fatos semelhantes de perseguição…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 16 novembro 2015 às 22:01 — Sem comentários

Sem arrependimento Escrito por Yair Mau

Artigo de Dan Ariely, publicado originalmente em hebraico no jornal Haaretz, no dia 3 de novembro de 2015. Qual é a causa da estagnação diplomática? Se examinarmos esta questão do ponto de vista da economia comportamental, poderemos encontrar dois princípios centrais de racionalidade que causam a estagnação. Um deles é a aversão à perda e […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 16 novembro 2015 às 14:15 — Sem comentários

MILAGRES NA FILOSOFIA JUDAICA MEDIEVAL - REVISTA MORASHA


Era difícil explicar certos milagres bíblicos em termos de ciência contemporânea e, por outro lado, a aceitação de milagres requeria a crença na Criação e na Divina Providência -noções rejeitadas pela filosofia grega.

Saadia Gaon (882-942)

Saadia ben Joseph, também conhecido como Rabi Saadia Gaon por ter sido apontado como Gaon (chefe) da Academia de Sura, na Babilônia, pode ser considerado o pai da filosofia medieval. Seu sistema filosófico é amplamente detalhado em seu…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 novembro 2015 às 3:28 — Sem comentários

A história é a área em que os valores de uma sociedade se tornam realidade

O judaísmo é uma cultura com base no destilado das experiências acumuladas através de sua história, esta é a raiz de todos os valores judaicos.

A história judaica é a área em que os valores são atualizados, portanto, não há mais ameaça o tecido do judaísmo que o esquecimento.

Em outras palavras, uma grande parte de ser judeu é o resultado de fazer parte da história judaica, seu passado, presente e futuro.

O falecido filósofo e historiador de ideias Isaías Berlin escreveu…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 6 novembro 2015 às 15:26 — Sem comentários

Entre Gaza e o Kibutz Escrito por Gabriel Paciornik

– Íamos cedo de manhã para praia. Às vezes, era para (kibutz) Zikim, ou Gaza City mesmo. Eu passava a manhã jogando futebol na areia. Mais tarde, voltávamos para casa com peixes frescos comprados por lá mesmo para fazer de almoço. Minha mãe sempre fazia compras no shuk (mercado) em Gaza. No kibutz mesmo, quase […]

1…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 6 novembro 2015 às 5:26 — Sem comentários

Arquivos mensais

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço