JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Jayme Fucs Bar -- agosto 2011 Arquivo (13)

Miles marcharon en silencio en Tel Aviv - AURORA

Alrededor de 4.000 manifestantes participaron en una marcha silenciosa en Tel Aviv el sábado por la noche para protestar contra el alto costo de la vida y la situación política en Israel.

La marcha, que incluyó el tema “no hay seguridad individual a menos que los derechos sociales sean seguros”, comenzó en la Plaza Habima y terminó en el Parque Charles Clore cerca del paseo marítimo de Tel Aviv.

El evento fue de bajo perfil, debido a los recientes incidentes de seguridad en el sur de… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 30 agosto 2011 às 13:39 — Sem comentários

Portugal e Espanha: muito mais judeus e mouros do que se pensava - Fonte Brasil Sefarad

Um grupo de pesquisadores de diversas universidades européias e de renomados institutos de pesquisa analisou haplótipos (tipos de seqüencias de DNA) do cromossomo Y de 1140 homens da Península Ibérica e das Ilhas Baleares. Os resultados surpreendentes demonstraram que em média 19,8% da população masculina ibérica descende diretamente de judeus sefarditas (judeus ibéricos) e 10,6% descende de mouros (berberes do Norte da África).…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 29 agosto 2011 às 18:33 — 2 Comentários

Hacer justicia y proteger a los más débiles Autor: Bernardo Gorgun, Honduras

En pos de la Justicia pide la Torá en la parashá Ekev, iniciando a contarle al pueblo que sacó de Egipto que lo mantuvo en el desierto por cuarenta años y no le falto nada, pues todo lo que reclamó se le dio y cual comportamiento se debe manejar en la tierra de Israel.

El pueblo que va a entrar a la tierra de Israel es un pueblo que ya fue perdonado por haber construido y adorado a un becerro que construyó de oro y que para perdonarlo se prefirió romper las primeras tablas que contenían… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 26 agosto 2011 às 19:08 — Sem comentários

Ecos da cultura judaico-ibérica por HÉLIO DANIEL CORDEIRO

A Diáspora sefardita nos últimos cinco séculos tem criado em várias partes do mundo uma cultura diversificada e muito fértil, universal e ao mesmo tempo ligada com fio de ouro à Ibéria. O italiano Leone Ebreo (Iehuda Abravanel), o holandês Baruch Spinoza, o português Fernando Pessoa, o argentino Jorge Luis Borges, o búlgaro Elias Canetti, o inglês peter Sellers, o israelense Yoram Gaon e o francês Edgar Morin são alguns desses nomes onde suas criações intelectuais ecoam algo de Sefarad.

O… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 agosto 2011 às 12:32 — Sem comentários

Depois de Gaza e Líbano, Sinai é a terceira frente de conflito de Israel; Golã será a quarta por Gustavo Chacra

Os ataques terroristas no sul de Israel deixam claro que a segurança no Sinai está próxima do zero. Este território egípcio se transformou em uma terra de ninguém, usada como entreposto de contrabando para a Faixa de Gaza. Desta forma, Israel passa a ter três frentes de conflito. Se Bashar al Assad cair, terá uma quarta zona de instabilidade nas colinas do Golã, além de Gaza e do Líbano.

O norte de Israel há décadas é considerado uma zona de risco. Primeiramente, com a presença de milícias… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 20 agosto 2011 às 19:23 — Sem comentários

Atentados a Israel: os terroristas querem a terra sem a paz; não terão nem a paz nem a terra Por Reinaldo Azevedo

Sim, vou escrever, sim, sobre os atentados terroristas contra Israel, que deixaram oito mortos. Os fatos são lamentáveis em si. Diante do terror, não tergiverso, pisco ou condescendo: é essencialmente imoral trocar, como sugerem alguns, terra por paz. Não! A paz vem primeiro. Até que forças palestinas não ponham fim ao terrorismo, negociar o quê? Terror não é política, a não ser na cabeça perturbada de alguns delinqüentes.



Há ainda algumas dúvidas sobre os detalhes da operação, mas… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 20 agosto 2011 às 19:15 — Sem comentários

Jerusalém e o Estado Palestino - Jornal do Brasil por Humberto Viana Guimarães

No que se refere à cidade de Jerusalém temos que ser realistas: ela jamais foi a capital de qualquer nação árabe. A sede do califado mulçumano sempre foi Bagdá, e as rotas do comércio sempre passavam pelo Cairo e em Damasco.



A Jordânia invadiu e ocupou Jerusalém Oriental – 1948-1967 –, dividindo a cidade pela primeira vez, desde a sua criação, sendo o único período, desde os tempos bíblicos, em que não houve presença judaica nessa parte da cidade. AJordânia não só expulsou os judeus… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 18 agosto 2011 às 19:43 — Sem comentários

Mais de 70 mil pessoas protestam em diversas cidades de Israel- EFE

Israel - 21h10 - Milhares de israelenses foram às ruas de Beersheba, no sul do país, para protestar contra o alto custo de vida. O movimento contra .... Foto: AP

protestaram neste sábado em diversas cidades da periferia de Israel para pedir "justiça social", no quarto sábado consecutivo de manifestações contra o aumento do custo de vida. A maior concentração foi registrada na cêntrica Ben Gurion Boulevard de Haifa, a terceira maior cidade do país, enquanto em Be'er Sheva,…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 14 agosto 2011 às 4:31 — Sem comentários

Mais de 200 mil vão às ruas pedir justiça social em Israel - AFP

Milhares de pessoas lotam área central de Tel Aviv para protestar contra o governo neste sábado. Foto: AP

Milhares de pessoas lotam área central de Tel Aviv para protestar contra o governo neste sábado

Foto: AP



  • Cerca de 250 mil israelenses participavam de um protesto neste sábado à noite em Tel Aviv e em outras cidades de…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 agosto 2011 às 18:17 — Sem comentários

Israel, todos os sotaques por Leandro Quintanilha - Estadao

Judeus vindos do mundo todo trouxeram costumes e temperos que moldaram um modo de vida tranquilo, onde, exceto pela revista no aeroporto, não se vê sinais notórios do conflito com a Palestina



  • Eu não sou um tipo religioso. Por isso, uma viagem para Israel, um dos destinos religiosos mais importantes do…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 agosto 2011 às 3:53 — Sem comentários

Jovens israelenses convocam novos protestos sociais - AFP

Os líderes do movimento de protesto social que sacode Israel desde meados de julho convocaram os cidadãos de todo o país a saírem às ruas na noite de sábado, exceto em Tel Aviv, onde foi realizada uma manifestação em massa na semana passada.



"Nós decidimos não organizar manifestações em Tel Aviv, mas manteremos marchas em todo o país. O importante é mostrar que o protesto não é limitado aos cidadãos de Tel Aviv", disse à AFP Shafir Stav, um dos organizadores do movimento. Shafir… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 agosto 2011 às 17:49 — Sem comentários

Tisha B'Av, o nono dia do mês - A razão da queda dos dois Templos Sagrados - Revista Morasha

Tisha B'Av, o nono dia do mês judaico de Menachem Av, é um dia de luto nacional para o Povo Judeu porque nesta data foram destruídos o Primeiro e o Segundo Templo.



Com exceção de Yom Kipur, Tisha B'Av é a única data do nosso calendário na qual somos obrigados a jejuar durante mais de 24 horas. Mas, enquanto Yom Kipur é um dos dias mais felizes do ano, um dia de Perdão e Clemência Divina, Tisha B'Av é o dia mais triste do calendário judaico. É a culminação de um período de três… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 7 agosto 2011 às 12:03 — 3 Comentários

Un grupo judío quiere que el judaísmo permita la poligamia - AURORA - EFE

Hace más de mil años que el judaísmo prohíbe la poligamia, pero un pequeño grupo en Israel lucha ahora para que este antiguo uso practicado por los patriarcas vuelva a implantarse.



La organización "Hogar Judío Completo" trata de poner el asunto en la agenda religiosa del país con una campaña que señala los beneficios sociales de los matrimonios múltiples y asegura que no hay ninguna ley judía en vigor que los prohíba.



La poligamia, argumentan sus valedores, es la única… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 6 agosto 2011 às 3:26 — Sem comentários

Arquivos mensais

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço