JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Como agir para contribuirmos para a correlação de forças em Israel em relação às concessões?

Amigos, já somos 4 aqui, e já dá para começarmos uma discussão, que outros pegarão mais adiante.
Eu pergunto o que vocês acham do seguinte:
  • cada um de nós recebe informações das mais variadas fontes, e temos informações que podem ser bastante críticas a Israel. 
  • nós que estamos aqui e nos identificamos como judeus humanistas temos por dever agir de acordo com nossa consciência, e sem lealdades automáticas e incondicionais. Israel comete erros graves, e que podem ser reduzidos se ajudarmos as forças internas do povo israelense a terem mais impacto em suas ações.
  • Isso é uma posição que contraria o pensamento dominante das nossas comunidades no Brasil, e que se reflete nas lideranças, geralmente alinhadas automaticamente ao que quer que venha do Governo israelense.
  • as violações de Israel ao direito internacional vêm criando o caldo de cultura para a deslegitimação do Estado de Israel, algo que devemos também combater.
São algumas posições, que acredito que alguns de vocês compartilhem.

Então pergunto o seguinte:
  • quem de vocês acha que devemos dar maior divulgação a informações que possam induzir uma parte significativa de nossa comunidade a pressionar nossas lideranças para que elas por sua vez transmitam essa pressão para seus interlocutores israelenses?
  • neste momento,refiro-me especificamente à pressão para prorrogação do período em que o crescimento nos assentamentos foi suspenso pelo Governo.
  • quem de vocês acha que devemos nos manifestar contra a deportação das 400 crianças filhas de trabalhadores estrangeiros?
  • quem de vocês acha que devemos repercutir internamente informações de organizações como o B´Tselem, a principal instituição de direitos humanos em Israel?
São primeiras perguntas que faço, para sentir se o meu conceito de judaísmo humanista bate com o de outras pessoas deste grupo.

Ao responderem, por favor convidem outros amigos que já estao nessa rede, para virem participar também.

Um abraço a todos
Sérgio Storch


Exibições: 145

Respostas a este tópico

Caro Sergio. Compartilho integralmente da sua opiniao, e acho que devemos sempre insistir na divulgacao das nossas ideias, pois apesar da impressao de que o establishment judaico comunitario seja hegemonico, aqueles que tem uma visao mais na linha de um posicionamento critico ao governo de Israel sao muitos, mas infelizmente acabam nao se manifestando pelas diversas pressoes e se afastam desta mesma comunidade, pelo menos na sua forma institucional. Acho que em cada oportunidade devemos expor a ideia de um compromisso pela paz, repudiando a politica dos assentamentos, repudiando a deportacao de criancas (da para imaginar as manchetes do dia seguinte), e fortalecendo todo e qualquer grupo na defesa desses mesmos ideais. A certeza de que este e o caminho da Justica nos da o animo para prosseguirmos, apesar da aridez que encontramos. Shabat Shalom. Shana Tova!
Obrigado, Bernardo

Nessa linha, acho que temos um desafio grande pela frente. Nós, judeus brasileiros, estamos distantes dos grandes embates que ocorrem nas comunidades judaicas de Israel, Estados Unidos, França etc. Vejo como o nosso desafio trazer esses embates para cá, e fortalecer polos alternativos de opinião dentro da nossa comunidade, que venham a ser capazes de influenciar o que se fala nas escolas, na mídia judaica, e na mídia em geral. Temos que superar a nossa pulverização (acho que somos muitos) e adquirir uma ou mais vozes que sejam ouvidas e percebidas, como sinal do pluralismo judaico, e da visão crítica que temos em relação a nós mesmos. Você tem skype? O meu é sstorch. Vamos bater um papinho?

Minha ideia prática é a seguinte: plantar uma sementinha aqui, colocando essas ideias num tópico de discussão, onde elas possam crescer com o coletivo, e desenvolvermos uma agenda de ação.

Um grande abraço e Shabat Shalom
Sérgio

.
Sérgio, meu caro,

Sem responder, exatamente, a cada um dos tópicos - ou questões - levantados por você, continuarei numa linha de pura associação livre, que considero, no meu caso - eu, que pouco sei do que se passa por lá - a atitude mais honesta.
De dois dias para cá, tive a tanto óbvia quanto genial idéia de procurar, no Google, a página do Haaretz. O Google nos permite traduzir os textos pesquisados, mesmo que de modo tosco. Como não sei inglês, dá pro gasto. E me surpreendi com o que li. Há, ali, um mundo de informações e discussões que nunca chegaram até aqui! Assim como eu próprio não sabia da idéia insana de deportar 400 crianças filhas de trabalhadores estrangeiros; como não sabia, também, da existência de uma organização como o B'Tselem e tantas outras mais.
Acho que o que quero dizer, com todo este arrazoado, é que a falta de informações de que padeço - e olha que já estou na sexta década de existência! - bem pode ser a representação do que acontece no restante da comunidade.Mas, até aí, nada de novo. Você já aponta muito bem para o fenômeno, desde a sua primeira pergunta.
Mas você não coloca, apenas, algumas questões. Você nos convoca. E a sua convocação acaba por tanger uma corda sensível e longínqua de um entusiasmo de há muito adormecido em nós. O que fazer, então, com isto?
Parágrafo. Não, a questão ainda não é esta. Ela dá margem a muitos subterfúgios. Como, por exemplo, tocar um tango argentino. Ou escrever um poema.
A questão, é mais curta. E grossa: o que FAZER?
Vamos nos reunir para falar disso tudo? Onde? Quando? Como?
O por que já está sobejamente respondido, mas acho que a Internet somente não dá conta de um movimento como este em que fico pensando.
Quem sabe as tratativas para o seder Pessach não possam incluir a reunião de que falo?
A propósito, já estou dentro!
Um grande e afetuoso abraço.

Caro Sergio,


 

Eu acho o que mais falta nas pessoas desse nosso site eh realmente sair do virtual e passar para tomar acoes mais reais do dia-a-dia da sociedade judaica e em Geral.

 

Aqui em Israel, Também andamos ocupados como todos neste mundo, atras do dia a dia do ganhar o pão para manter nossas famílias com dignidade, porem jah não dah mais para ficar parado esperando por alquem que possa agir para resolver e defender a nossa forma de ser judeu e ser humano, da forma que acreditamos.

 

Estamos indo para um processo onde a ideia do estado Judeu democrático esta em um perigo eminente, as repercussões para o mundo judaico fora de Israel são claros que vai sobrar muito para todos vcs ai, como jah vem sobrando nestes ultimos anos, porem aqui nao temos jeito temos que partir para cima e manifestar o nosso grito  para tentar frear o fascismo, racismo e o ultra nacionalismo da sociedade Israelense com respaldo de um governo eleito democraticamente, que usa esse direito par restringir o direito do Outro, nao mais somente dos arabes e das minorias mais também dos propios judeus progressistas, onde neste momento estão criando uma lei para restrigir as acoes das  organizações progressista em Israel por serem "traidores" ou contribuintes ativos do processo de deslegitimacão do estado de Israel.

Hoje a noite aqui em Tel Aviv estaremos nas ruas, para fazer ouvir esse nosso grito!e semana que vem estamos orgnizando em Newe Shalom um grande encontro das organizacoes progressista para fazermos uma frente ampla contra essa realidade.


Acho que vcs que vivem no Brasil deviam efetivar uma comissão ativa dos simpatizantes do JH no Brasil e começarmos em nome dessa idéia a nos apresentar e manifestar nossas iniciativas e formas de entender e enfrentar as questões, judaicas, Israel, conflitos, direitos humanos em Israel, Ira etc..direito da mulher, das minorias etc...

e Principalmente fazer escutar a voz de vcs do JH no Mundo Judaico em Israel ! Necessitamos muitissimo dessa voz!!


Eu Acho que a sociedade Humana necessitam dessa voz!

 

Essa voz deverá ser um grito comum de todos os judeus e seus simpatizantes por um estado de Israel Democratico compromissado com a carta Magna de sua Independência que declara a visão dos profetas de Israel de um estado de Israel  que respeita as minorias, as varias formas de ser judeu, a democracia, os direitos humanos a igualdade , solidariedade, e a paz com nossos vizinhos palestinos e o direitos e o respeito a todos os seus cidadoes sem diferenca de raca , credo, ou religiao.

 

Acho que chegou o momento de sairmos desse nosso conformismo e nos organizar e criarmos uma comissao do JH no Brasil para fazer escutar a nossa Voz!

 

Eu To Nessa! Alquem Mais?

 

Shabat Shalom, Ségio.

Muito apropriada a sua sugestão e também faço minhas as palavras do Jayme. Está mais que na hora de nos fazermos representar fisicamente e não só no Blog. Quem se não nós HUMANISTAS teríamos a condição de fazer valer uma voz livre de corrupção?

Conte Comigo!!!     

Marcelo Barzilai

Valeu, Jayme!

Vamos então combinar um encontro presencial.

Dou o pontapé inicial:

3a feira 1/2 à noite seria um horário bom para quem é de SP?

Ou um shabat na casa de alguém nessa 1a semana de fevereiro?

 

Copiarei enviando para todos.

Shalom Sergio,

Fico Feliz desse seu ponta a pe inicial, Espero que outras pessoas possa participar desse encontro.

Importante fazermos uma divulgacao mais rapida possivel para que as pessoas possa se organizar e chegar ao Encontro

Kol Hakavot!

 

Abraco

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço