JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

NUCLEO JUDAISMO HUMANISTA SP

Informação

NUCLEO JUDAISMO HUMANISTA SP

Nucleo do Judaismo Humanista, Criado em SP em 11 de agosto de 2010, que tem como pratica o ciclo da vida judaica, estudos judaicos e os direitos humanos.

Local: SP
Membros: 46
Última atividade: 19 Ago, 2017

Um Resumo do processo da criação do Núcleo JH de SP:

Em SP realizamos dois encontros.
A primeira com a participação de 18 pessoas, na qual realizamos uma reflexão sobre o tema judaísmo humanista e um pouco sobre o movimento em Israel e no mundo.
No final da reunião foi marcada um novo encontro para se definir um documento sobre o conceito de judaísmo humanista dentro da perspectiva do grupo e também o campo de ação
Na Segundo encontro participaram 15 pessoas, onde realizamos uma reunião muito produtiva, onde se definiu o conceito de judaísmo humanista.
No final da reunião se concretizou três campos de ação para o núcleo :
Grupo de direitos humanos: Centralizado pela Dina
Grupo de estudo judaico : centralizado por Marcelo e Natan
Grupo do Ciclo da Vida Judaico ( Kabalat Shabat) centralizado pela Monica.
Na oportunidade queremos agradecer ao Celso Garbatz, pela hospitalidade de nos oferecer o espaço do Hotel Lev residencial para a realização desse nosso encontro.
Abaixo a definições realizadas pelo o Núcleode SP

Pensamentos sobre o Judaísmo Humanista Núcleo SP

O Judaísmo Humanista propõe a ação social e a luta por justiça social, sustentabilidade ecológica, a liberdade e dignidade atuando e educando na comunidade judaica, em Israel e na sociedade geral almejando um mundo mais justo e mais solidário, baseado na crença da centralidade do ser humano.

O Judaísmo Humanista acredita que Judeu é aquele que se identifica como judeu e se sente vinculado a suas historias, culturas e tradições.

O Judaísmo Humanista acredita que o Judaísmo é uma civilização onde Estado de Israel é o centro cultural e espiritual do povo judeu.

O Judaísmo Humanista acredita que a religião judaica é uma das manifestações da cultura e tradição judaica.

O Judaísmo Humanista acredita que a identidade judaica é preservada através da educação e/ou vivencia judaica onde se pratica sua cultura, suas festividades, suas tradições, seu ciclo da vida judaica, criando e mantendo seus rituais, em um ambiente livre e pluralista.

O Judaísmo Humanista acredita que a historia Judaica é uma das sagas do ser humano e que o Tanach e o Talmud são algumas das referencias originarias do significado da moral e da ética do ser humano.

O Judaísmo Humanista acredita que todos têm a responsabilidade na resolução dos problemas humanos.

Fórum de discussão

Iniciativa de André Garcia Martin

Iniciado por Jayme Fucs Bar. Última resposta de Paulo de Mello Correa 19 Ago, 2017. 4 Respostas

Prezados amigos, Gostaria de iniciar uma discussão acerca da possibilidade de reativar a Comunidade Judaica Humanista que, segundo informado pelo Rabino Jayme Fucs Bar existiu há algum tempo atrás e…Continuar

Quem vem para o encontro - Kabalat Shabat em SP?

Iniciado por Jayme Fucs Bar. Última resposta de Jayme Fucs Bar 26 Set, 2012. 1 Resposta

Necessitamos  combinar algumas coisas:Quem vai a esse encontro - Kabalat Shabat no condominio da Sueli Rivkah na sexta dia 9.11 as 19:00?Quem vai de carro e pode oferecer carona?Quem pode levar sua…Continuar

ENCONTRO JH SP

Iniciado por Jayme Fucs Bar. Última resposta de Marcelo Cesar Dias 7 Set, 2012. 2 Respostas

Chaverim e Chaverot ShalomEstarei por 3 semanas no BrasilGostaria que nessa oportunidade realizar um encontropara nos conhecer, e reencontrar aqueles que conheço.ENCONTRO EM SPSerá no Domingo dia 18…Continuar

3o encontro do Cabalat Shabat Humanista

Iniciado por Pedro Seincman. Última resposta de Pedro Seincman 6 Abr, 2011. 10 Respostas

Shalom a todos! Como combinado no último cabalat shabat, estou criando essa página para que todos possam participar da preparação do nosso próximo evento, em abril. No próprio shabat algumas pessoas…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de NUCLEO JUDAISMO HUMANISTA SP para adicionar comentários!

Comentário de sueli rivkah vieira em 31 outubro 2011 às 23:30
shalom
gostaria imensamente  de participar das reuniões de shabat, pois não ha judeus em guararema  , em minha casa apenas eu faço shabat e muita das vezes sinto-me tão  , gostaria de ter mais contato com as pessoas do grupo, cheguei de Israel a uma semana e a situação ficou pior pois la participava de tudo e agora estou so novamente
Comentário de Jayme Fucs Bar em 20 julho 2011 às 6:15

Ola Pessoal do JH de SP , 

A Lilian tem razão a muito tempo não temos uma atividade do JH de SP.

Estamos aguardando um novo Kabalat Shabat

Abraços

Comentário de Lilian Neves Mise em 20 julho 2011 às 2:37
Olá pessoal,

Final do semestre passado não pude acompanhar muito as atividades por aqui... e agora como estão as coisas? Quando teremos um novo encontro? Abraços
Comentário de Sérgio Storch em 15 fevereiro 2011 às 16:41

Sueli, complementando o que disse o Pedro. Pode participar, claro, mas é legal você fazer RSVP na página do evento, pois isso gera o efeito rede. Cada um que entrar e ver que tem mais você, fica mais motivado: opa, quanta gente legal!

Um beijo

Comentário de sueli rivkah vieira em 15 fevereiro 2011 às 11:20
recebi o email sobre shabat dia 18/2/2011 posso participar e o que devo fazer?
Comentário de Jayme Fucs Bar em 14 fevereiro 2011 às 4:08
O Kabalat Shabat do Judaismo Humanista de SP, Nesta Sexta Dia 18 de Fevereiro!
Horário: Nesta Sexta 18 fevereiro 2011 de 20:00 a 22:00
Local: Lev Residencial
Rua: Rua Marquês de Itu, 816 – Higienópolis
Cidade: São Paulo
Comentário de Paulo Blank em 3 fevereiro 2011 às 23:52
Caros amigos. O Sergio acaba de me informar q Emanuel Lévinas foi mencionado várias vezes na reunião. Vcs poderiam me passar alguns ciomentários q tenham sido feitos? Como vc s sabem pelos meus escritos Levinas é a saída para um judaismo contemporâneo profundo e rico em valores. Obrigado.Paulo Blank
Comentário de Sérgio Storch em 3 fevereiro 2011 às 9:01

O

Marcelo, estou com o dia bem corrido hoje, e te respondo à noite, ok?

Sobre a questão do Egito, acho que devemos debater em público. Sugiro você ir ao Grupo que criei para o debate político (esqueci o nome do grupo, clique em Grupos), e lá criar um novo Tópico de Discussão, já colocando a sua visão. Aí isso puxa a galera, e eu entro à noite.

 

Um abração

Comentário de Marcelo Barzilai em 2 fevereiro 2011 às 20:45

Shalom Sérgio! Vi que o trabalho de vocês também foi bastante produtivo. Aqui correu melhor do que o esperado, mas tivemos que fazer a reunião em duas etapas, por ser dia de semana, alguns tinham compromisso e só puderam estar conosco após 22 horas, mas deu tudo certo. O resultado tá lá no Núcleo JH do PR.

Não sei se você ficou sabendo do debate que a Folha de são Paulo está promovendo aí hoje(02/02/2011) sobre o conflito entre Israel e Palestina?

Gostaria que você me passasse alguma coisa do que você pensa sobre esse problemão no Egito, Jordânia e etc...

                                         Grande Abraço!

Comentário de Uildicler E Silva em 8 janeiro 2011 às 23:53

Boa noite!

Sou judeu por opção e por convicção. Sou do Rio de Janeiro, Niterói. participo a pelo menos cinco anos na prática e fé judaica. Também estou no núcleo do RJ. Entrei a pouco dias. Porém será de muita valia compartilhar e aprender  com os chaverim os tópicos sobre o nosso modo de vida.

Shalom. Nahun.

 

Membros (44)

 
 
 

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço