O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Iniciou esta discussão. Última resposta de Paulo Blank 3 Fev, 2011. 4 Respostas 0 Curtiram isto
Oi genteAcabei de descobrir a página criada pela Marcela Barzilai, de Curitiba para aglutinar Bnai Mitzvá.Que…Continuar
Olá gente
Vou me apresentar. Gosto de fazer isso nas redes, de maneira bem informal. Redes sociais fazem parte de meu trabalho de consultoria organizacional, focado numa área chamada Gestão do Conhecimento. Meus projetos são feitos em geral pela Content Digital, em que sou sócio da Renate. Lá há um bocado mais de informação sobre essa área. Escrevo um bocadinho sobre isso também no meu blog, onde frequentemente faço a ponte com questões judaicas, políticas etc. Menos formal do que no site.
Minha principal busca no judaísmo humanista é por formas de transmitir o legado ético do judaísmo no qual me formei, e que eu sei não ser característico de todas as correntes do judaísmo. Acredito que o resgate desse legado ético é o elemento mais importante para que novas gerações se identifiquem com a sua história, e estejam capacitadas para conhecer e defender a identidade judaica, qualquer grupo judaico discriminado em qualquer lugar, e o Estado de Israel.
Para isso eu acredito que temos que defender de forma vigorosa os DIREITOS HUMANOS, e não nos omitirmos onde quer que eles sejam violados, seja no nosso país, em outros países, e inclusive e especialmente em Israel.
Tenho interesse em ajudar a construir uma educação que empodere nossos jovens com o conhecimento do que somos e de que papeis representamos na humanidade. Construir uma Hazbará (=explicação) autêntica. Hazbará é o termo usado hoje para o discurso oficial que procura justificar de forma incondicional tudo que Israel faça. Com essa eu não concordo, mas acredito ser possível uma Hazbará autêntica e fiel ao legado ético do judaísmo. Para ser efetiva, ela não pode ser negadora das violações de direitos humanos cometidas contra o povo palestino. A meu ver, ela tem que ser solidária, e se basear na visão de um futuro em paz com os povos vizinhos, que eu tenho certeza de ser possível. Não aceito o pensamento vulgar de que os árabes nunca aceitarão Israel, e de que a Israel só resta se defender pela força militar. Acho isso insustentável historicamente.
Bem, já deu pra me conhecer um pouquinho. Tem um bocado de aparições minhas aqui e na internet. Leia o que eu penso e faço, comente, e vamos agir juntos, ok?
Postado em 17 novembro 2011 às 12:02 0 Comentários 1 Curtiu isto
Recebi do amigo Ari Himmelstein, e compartilho:
Postado em 28 agosto 2011 às 16:11 0 Comentários 0 Curtiram isto
Acredito que o Judaísmo Humanista tenha como dever resgatar e honrar a memória dos não-judeus que praticaram a Tsedaká com nosso povo nos momentos mais difíceis. São tantos... e a maior parte desconhecidos de nós e de nossos filhos. Temos que legar a eles essa história. Destaco apenas alguns:
Postado em 26 agosto 2011 às 10:59 0 Comentários 0 Curtiram isto
Quero compartilhar e comentar a ideia que me enviou o Dr. Konrad Yona Riggenmann, que vive na Alemanha.
"Numa palestra da ONG alemá "Pax Christi" com um velho casal de pacifistas Israeli eu fiz a proposta, que paises como Brasil guarantirem "bracos abertos" para todo Judeu no caso de perseguicao - para combater o medo louco de que somente o estado de Israel valer como asilo ... Bem, talvez uma proposta louca mesmo..."
Konrad, não considero louca,…
ContinuarPostado em 9 julho 2011 às 17:00 0 Comentários 0 Curtiram isto
© 2025 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por
Caixa de Recados (30 comentários)
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA
Meus primeiros contatos.
Shalom, esta sendo lançado um novo livro sobre judaismo e cristianismo, inédito. Havendo interesse, e haverá porque sei que sr. é uma pessoa culta., te passarei o blog,
shalom
noel
Shalom, esta sendo lançado um novo livro sobre judaismo e cristianismo, inédito. Havendo interesse, e haverá porque sei que sr. é uma pessoa culta., te passarei o blog,
shalom
noel
Shalom
Como está voce? Muito interessante seus artigos postados aqui e em seu blog tambem.
Abraço
Maila
Meu caro Sergio
Sem querer causar polêmica mas, de repente, ja polemizando gostaria de me ater em alguns pontos:
concordo que religião e estado devem estar separados sempre. só, que, na prática isso não funciona em lugar nehum e vc sabe disso. se observarmos na história principalmente na grande guerra, leia-se " Cortina de Fumaça" um documento provando a participação financeira da igreja católica para com HITTLER.
Infelizmente as religiões estão por detraz de todas as guerras e decisões importantes da politica em todos os paises etc etc
O poder de manipulação das lideranças religiosas diante das massas é grandioso. Fazem uma lavagem cerebral nas pessoas de maneira leviana , oportunista e enganosa. senão vejamos:
Quem matou cristo? Foi os judeus , não é assim que falaram a vida inteira e , agora esse para de nome Bento fez um comunicado desmentindo a estória , certo?
Mas, além do ortodoxismo religioso temos também, as disputas ideológicas(politica), filosóficas e sociológicas. Numa sociedade que vive historicamente sobre intensa pressão , onde o holocausto ainda é uma sombra negra presente na vida das pessoas,é natural que as desconfianças estejam sempre presentes meu caro. Quem bate esquece mas quem apanha não. É secular a guerra entre judeus , palestinos e árabes. Sempre houve e haverá discordancia por menor que seja, haja vista, o ódio exarcebado que perdura a varios séculos. Todos defendem uma verdade mas nem todos estão com os pés na realidade. Nossa realidade é dificil pois agora temos nóvos " revolucionários" avalizados pela " primavera árabe" e outros movimentos regionais e internacionais que praticam o discurso da paz que na teoria é lindo mas na prática não funciona em nada e para nada. Quando se fala na direita nacionalista e reacionária de uma forma perjorativa até, percebo ai a disputa politica e ideológica interna e não uma solução plural e participativa de toda a comunidade internacional em favor da paz.
A comunidade internacional e alguns movimentos excistentes em Israel que defendem a criação de um estado palestino sabem e entendem também, que, existem riscos para ambos os lados pois devemos pensar nos extremistas mulçumanos ( hamas, hesbolay e al qaeda) que defendem a extinção de Israel e dos judeus.
pensemos friamente colocando a razão na frente do coração.
Matutando sobre uma coletânea imensa de artigos e de “Drashes” que li aqui, acho, com certeza limitada, que as nossas diversificações sempre serão, diversificadas. Amem. Como disse o Noel “Rosenberg” da Vila Isabel, o “ ‘X’ do problema” é que nos tendemos a se preocupar mais com o que nos tornou do que como a coisa é. Mas pensamentos, filosofias e canja de galinha, se bem não fizer, mal também não fara. Dai um “viva” a todos os pensamentos, ideias, vertentes e que no final das contas, que deles prevaleça uma ética aceitável. Shmuel de Mattos
Obrigada Sérgio, vou visitar sim com muito prazer!!!
Namastê!!!
Olá Sergio, muito obrigado pela saudacao de bem-vindo. Ja olhei para o seu blog que contem boas propostas para abrir o caminho á paz. Numa palestra da ONG alemá "Pax Christi" com um velho casal de pacifistas Israeli eu fiz a proposta, que paises como Brasil guarantirem "bracos abertos" para todo Judeu no caso de perseguicao - para combater o medo louco de que somente o estado de Israel valer como asilo ... Bem, talvez uma proposta louca mesmo...
Abracos, Konrad Yona
Shalom Sérgio!
Obrigada pelas mensagens! Sou baiana, moro em Lauro de Freitas e será um prazer imenso conhecer sua família que tb mora aqui!
Não pude responder antes por falta de tempo, pois sou professora de arte e design e no momento estou envolvida em um projeto de educação profissionalizante na area de design gráfico.
Senti, quando cheguei, uma enorme dificuldade para compreender a arquitetura do site e interagir com todos, mas recebi mensagens muito carinhosas (e didáticas!) de Jayme e Marcelo que me ajudaram muito nessa interação que tanto me interessa.
Parabéns pelos fóruns!
Um forte abraço,
Dania
Ver todos os comentários