O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
O Tanakh atribui ao Deus de Israel ser "zeloso."
" porque o Senhor, teu Deus, é um Deus zeloso"
Se os atributos de Deus são uma expressão de valores e aspirações humanas, dizer que Deus é zeloso é um pouco perturbador.
O zelo não só é muitas vezes associada a sentimentos como o amor, mas também e sobretudo com raiva. Nas palavras do falecido professor de estudos bíblicos da Universidade Hebraica de Jerusalém, Moshe Greenberg, "a raiva de…
ContinuarAdicionado por Moshe Pitchon em 31 julho 2015 às 13:04 — Sem comentários
O livro de Deuteronómio - que no calendário anual de leitura da Torá começa a ser lido esta semana- é apresentado como um discurso de despedida de Moisés.
O líder reuniu o povo nas planícies de Moab, depois de terem conquistado a margem leste do Jordão.
Lá, ele recapitula a história passada de Israel, a fim de concentrar-se na situação nova e crítica do momento: uma nova geração, uma nova liderança, uma nova terra.
Assim, capítulo 1…
ContinuarAdicionado por Moshe Pitchon em 24 julho 2015 às 13:00 — Sem comentários
Em 1967, durante as escavações de um edifício em Deir Alla no Vale do Jordão, uma expedição arqueológica holandesa descobriu o texto fragmentado de uma história centrada nas visões de um vidente Balaão, filho de Beor.
Este nome é familiar aos leitores do Tanakh como um dos principais protagonistas dos capítulos 22-24 do Livro dos Números.
A narrativa bíblica, confirmada pela descoberta de Deir Alla, é parte de uma antiga forma de contar histórias sobre profetas e…
ContinuarAdicionado por Moshe Pitchon em 3 julho 2015 às 18:09 — Sem comentários
© 2025 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por