JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

outubro 2011 Posts no Blog (16)

atividades

shalom

Cheguei de Israel a algumas semanas ,e vou ser sincera gostaria de participar de atividades, reuniões como o pessoal de São Paulo,sinto falta de um maior entrosamento do grupo,  pode ser por ter chegado e vivenciei tantas coisa em Israel que gostaria de dividir com todos minha,estadia no Kibutiz e tudo o que aprendi, ofereço minha casa para realizar-mo um Shabat aerá um grande prazer realizar um shabat em ,pois todo shabat estou sozinha, e ficaria feliz de comemorar um shabat…

Continuar

Adicionado por sueli rivkah vieira em 31 outubro 2011 às 23:41 — Sem comentários

Perdão: uma reflexão sobre Yom Kipúr por Paulo Rosenbaum

Perdão não faz sentido.



Por que perdoaríamos os desafetos, os inimigos, os injustos e os caluniadores? Os políticos e os agressores? Os egoístas e os censores? Os críticos e os traidores?



Mesmo assim este é o dia. Esse é o dia para fazer isso.



Não se trata de uma superestimulação intelectual, nem de uma adesão acritica ao dogma religioso. Perdão faz parte de uma longa viagem que termina nesta janela aberta.



Atravessemo-la ou recusemo-la. Não importa… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 31 outubro 2011 às 2:56 — 2 Comentários

Para entender a bagunça Jornal do Brasil por: Paulo Rosenbaum

Alguém já pensou que talvez só façamos sentido porque vivemos juntos? Que é o outro que nos dá o sentido de existir? Vale dizer, será que só vivemos porque outros podem nos testemunhar? Não sei. Mas sei de um sentido comum que nos une: viver como pessoas singulares.



Essa é a beleza de uma ética e de uma mudança na consciência das pessoas. Posso estar delirando – é o mais provável – mas parece que não está mais fazendo sentido viver só para si, nem viver como os outros ou conforme os… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 29 outubro 2011 às 4:24 — Sem comentários

Campanha publicitária transformou Shalit em ícone em Israel - Coisas Judaica

by Magal JERUSALÉM - A libertação de Gilad Shalit é carregada de simbolismo. Ao longo dos cinco anos em que ficou em cativeiro nas mãos do Hamas, uma verdadeira campanha midiática foi feita em torno do nome do soldado, transformado em ícone por adesivos, cartazes e comerciais de televisão.

Publicitários e outros especialistas contratados pela família de Shalit conduziram uma campanha sofisticada, com a participação de celebridades, músicos e um batalhão de voluntários. Tudo para pressionar… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 21 outubro 2011 às 11:00 — Sem comentários

Judaísmo e Humanismo - Um Perfil Resgatado

 Me interesso por assuntos da ordem de justiça e fraternidade desde os 8 anos, e agindo - na ótica de uma criança - desejei me interessar por judaísmo aos 16 e deduzi que não fosse algo do meu mundo. Agora aos 36 faz 10 anos que abracei o judaísmo enquanto amor, identificação, lealdade e entrega á cultura hebraica. Como brasileiro nascido em país cristão e realmente educado á esta maneira, houve um porquê e bem expressivo. De tanto estudar a bíblia (incluindo o novo testamento) me foquei na…

Continuar

Adicionado por Cesar Augusto Cabral Arévalo em 18 outubro 2011 às 11:14 — 3 Comentários

Filha de brasileiro morto em Israel: troca pode ser 'semente da paz' Por Maurício Moraes BBC Brasil

A inclusão de Husan Badran na lista de prisioneiros palestinos que Israel libertaria em troca do soldado Gilad Shalit não foi uma notícia "agradável", mas parte de uma medida "compreensível", na opinião de uma brasileira que perdeu o pai em um atentado organizado por Badran.



O militante planejou o ataque suicida que há dez anos matou Giora Balazs, pai da museóloga paulistana Deborah Brando Balazs da Costa Faria, em Jerusalém. O ataque feriu Deborah e sua madrasta, que estavam juntos… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 18 outubro 2011 às 6:15 — Sem comentários

Libertação de palestinos divide parentes de vitimas de atentados Guila Flint Da BBC Brasil

 




Rami Elhanan, pai da jovem Smadar, 14 anos, que morreu em um atentado suicida em Jerusalém em 1997, apoia o acordo. Foto: Arquivo Pessoal/BBC Brasil

Rami Elhanan, pai da jovem Smadar, 14 anos, que morreu em um atentado suicida em Jerusalém em 1997, apoia o…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 18 outubro 2011 às 6:12 — Sem comentários

Poder dos EUA diminui no Oriente Médio, diz sociólogo por ELEONORA DE LUCENA

Há desestabilização por toda parte no Oriente Médio e o poder norte-americano está diminuindo. A avaliação é do filósofo e sociólogo senegalês Gilbert Achcar, 60. Professor da Universidade de Londres, ele chama atenção para o avanço do movimento sindical no Egito e para a aproximação entre os EUA e muçulmanos.



Achcar, que estará no Brasil para o 35º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) no final deste mês, acha que a primavera… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 16 outubro 2011 às 21:35 — Sem comentários

El Judaísmo Humanista Secular (por Egon Friedler)

A lo largo de los años el judaísmo humanista secular se ha ido convirtiendo en un movimiento y en una corriente judía con contenido, postulados y comunidades florecientes.

¿Qué hace un rabino si pierde la fe en Dios? ¿Se busca otra profesión y trata de pasar desapercibido en la comunidad? ¿Se aleja del judaísmo y oculta su pasado?…
Continuar

Adicionado por Javier Fonseca em 8 outubro 2011 às 12:43 — Sem comentários

En qué creen los que no creen (por Darío Sztajnszrajber)

Iom Kipur

Darío es filósofo argentino, profesor de la Universidad de Buenos Aires y del seminario rabínico Latinoamericano.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

-Estoy muy contento de estar acá. Quiero agradecer a todos los que me invitaron y la recepción que tuve desde que llegué, con mucho amor que no es poco en el día de Iom Kipur. Traje un par de ideas con las que vengo trabajando en Argentina en sintonía…

Continuar

Adicionado por Javier Fonseca em 8 outubro 2011 às 12:30 — 1 Comentário

Yoram Kaniuk Judeu sem religião - IHU

 
Yoram Kaniuk publicou mais de 20 livros em sua premiada carreira, mas nunca ocupou tantas manchetes. O motivo foi a ação para apagar o judaísmo de sua carteira de identidade e…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 7 outubro 2011 às 9:46 — 2 Comentários

Sh'muel Joseph Von Lagemann - Nobreza de Blumenau

Sim, confesso amo Blumenau. Amar Blumenau é um ato de submissão total, é um amor despretensioso, sem esperar nada, eh amor tipo o pregado no Sermão da Montanha, é um amor de Amélia, a mulher de verdade. É um amor que necessita de paciência, pois o retorno é lento, custoso e algumas vezes nem há retribuição.

Mas se Blumenau não lhe retornar o amor, vai ao Neumart e se afogue em cucas. Se não aguentar essa falta de amor, ainda há a possibilidade de suicídio, mas que o faça com “pompa e…

Continuar

Adicionado por Shmuel de Mattos em 6 outubro 2011 às 13:30 — Sem comentários

Pergunta aberta de Marcelo Cesar Dias." É possível uma religião ser humanista? É possível um Judaísmo Humanista?

Caro Jayme Eu e o Sérgio Storch, estavámos discutindo questão alheia quando me surgiu está dúvida: é possível uma religião ser humanista? É possível um Judaísmo Humanista? Para mim uma religião possui um estrutura ritualista sob um controle sacerdotal e com isso a liberdade fica prejudicada e o humanismo impossível. Podes me ajudar sobre isso, por gentileza?

 

Caro Marcelo,

Se voce entende o Judaísmo somente como uma religião realmente essa relação Religião e Humanismo…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 5 outubro 2011 às 12:29 — 2 Comentários

A CABALÁ DO ANO NOVO – 5772 ( por DAVID ZUMERKORN )

QUERO DIVIDIR COM TODOS ESSA GRANDE OPORTUNIDADE QUE RECEBI DO PRÓPRIO DAVID ZUMERKORN.COMO ELE PRÓPRIO MENCIONOU,"  Trata-se de algo motivacional que tem como objetivo a esperança e otimismo para as pessoas."

 

   A CABALÁ DO ANO NOVO – 5772

 

David Zumerkorn

 

 

Se pudéssemos expressar em uma única palavra o significado numérico do novo ano judaico – 5772 – seria…

Continuar

Adicionado por Marcelo Barzilai em 4 outubro 2011 às 21:34 — Sem comentários

ROSH HASHANÁ DO PARANÁ FOI UM SUCESSO!!!

Quero agradecer publicamente  a todos que proporcionaram uma noite de sábado de Grande Emoção durante a Festa que realizamos em celebração à Rosh Hashaná. Realmente tivemos uma prova de que o JUDAISMO HUMANISTA no Brasil está proporcionando um maravilhoso caminho em direção a um Intenso Ciclo de Vida Judaica.

A SINAGOGA DECORADA, A MESA FARTA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, REZANDO, CANTANDO E DANÇANDO. Realmente teremos um Ano Doce e Maravilhoso!

Obrigado a todos Vocês!…

Continuar

Adicionado por Marcelo Barzilai em 2 outubro 2011 às 22:21 — Sem comentários

Arquivos mensais

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço