JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Jayme Fucs Bar -- outubro 2013 Arquivo (9)

Israel é um país desenvolvido?Escrito por Amir Szuster da Conexão Israel

                                           

Se te perguntassem desta forma: “Israel é um país desenvolvido?” O que você responderia? Esta pode ser uma questão mais difícil do que parece ser à primeira vista.

Primeiro porque esbarramos no conceito de país…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 30 outubro 2013 às 5:07 — Sem comentários

As 10 Mitzvot para o judaísmo de nossos tempos. Jayme Fucs Bar

1.Entender o conceito do Único.

Essa Mitzva é um dos conceitos básicos do Judaísmo, conceito que bem explica a base dos princípios judaico. Isso quer dizer, que Todos os seres humanos são iguais nos mais amplo transcendente, somos iguais desde a nossa origem somos iguais na responsabilidade uns com os outros, somos todos parte dessa unidade, Somos todos parte integral desse ÚNICO, ele é o Tudo ele é o Nada ele é a Natureza ele é o Universo, ele é o Equilíbrio, ele é a Vida sagrada.…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 25 outubro 2013 às 4:08 — 3 Comentários

O trânsito em Israel: dá-lhe Waze! Da Conexão Israel

 

Estradas em Israel são um arraso. Desbunde mesmo, cada uma com seu número de identificação, pares quando no sentido norte-sul, ímpares no leste-oeste, curtos para estradas grandes (um dígito), compridos para estradas pequenas (até quatro dígitos). Pavimentação impecável, cruzamentos coerentes e organizados, sinalização incrível e em três línguas, coisa…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 20 outubro 2013 às 14:24 — Sem comentários

Todos falam de Paz...Escrito por Bruno Lima da Conexão Israel

Em uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Israelense para Democracia, 66% dos Israelenses dizem ser a favor das negociações de paz com os palestinos. Especificamente, 90% dos entrevistados árabes contra 60% da população judaica concordam com o processo.

 

Um panorama positivo, não? Seria, se a mesma pesquisa não apresentasse os seguintes dados:

55%…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 19 outubro 2013 às 10:06 — Sem comentários

PRECISAMOS DE ALGUÉM... Jayme Fucs Bar

PRECISAMOS DE ALGUÉM...

Que entenda a necessidade de criarmos o nosso próprio marco comunitário, ter os nossos próprios rabinos, nossas sinagogas, nossos centros de estudos, manifestando a nossa própria forma de ser judeu humanista.

Precisamos de alguém...

Que esteja interessado em ser parte de um grupo que define que judeu é todo aquele que se identifica como judeu e se sente vinculado à sua história, cultura e tradições.

Precisamos de alguém...

Que esteja…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 17 outubro 2013 às 20:13 — 6 Comentários

E se minha roupa falasse…Escrito por Bernardo K. Schanz da Conexão Israel

                                                

Israel é um país curioso.

Aqui se observam contrastes, diferenças, esquisitices e peculiaridades. Pessoas do mundo inteiro construíram o Estado e seguem até hoje, com suas mais diferentes culturas, fazendo parte da sociedade neste pequeno país. O atento leitor…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 outubro 2013 às 10:20 — Sem comentários

Alef Bet – Curtinhas 1 Escrito por Yair Mau da Conexão Israel

Em hebraico, “antes” se diz “à frente” (lifnei =לפני) e “depois” se diz “atrás” (acharei = אחרי). Será que no passado distante os primeiros falantes do hebraico imaginavam assim a passagem do tempo? Provavelmente… Aliás, hoje em dia temos o Norte como direção de referência, mas segundo o hebraico, antigamente o Leste era a referência. Uma palavra para oriente é “para frente”…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 outubro 2013 às 18:01 — Sem comentários

A sobrevivência dos judeus na visão de Baruch Spinoza: o exemplo da Paraíba ( Anita Novinsky )

ismo conhecido na história, antes do nazismo. Em nome da religião e do nacionalismo, a Igreja e o Estado promoveram uma feroz perseguição à uma minoria judaica, convertida ao catolicismo, e aos seus descendentes, reduzindo-os à condição de parias. Uma certa facção desses convertidos, denominada cristãos-novos (ou marranos) respondeu à repressão com uma férrea resistência ao catolicismo, sendo odiada por não aceitar a salvação oferecida pela Igreja, por não querer reconhecer os maravilhosos…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 4 outubro 2013 às 12:07 — Sem comentários

Reconstruindo Herodes - Revista Morasha

“Herodes, o Grande: a Jornada Final do Rei” é o título da mais nova exposição do Museu de Israel, em Jerusalém. Inaugurada em fevereiro, permanecerá aberta ao público até janeiro de 2014 e é, segundo James Snyder, diretor da instituição, o maior e mais custoso projeto arqueológico do museu, até hoje.

É, também, a primeira do mundo dedicada exclusivamente ao legado arquitetônico do rei Herodes, indicado por Roma para reinar na Judeia, uma das mais influentes – e controversas – figuras…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 3 outubro 2013 às 16:54 — Sem comentários

Arquivos mensais

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço