JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

fevereiro 2015 Posts no Blog (11)

Deve o Templo ser reconstruído?

Uma grande parte da literatura fundacional de Israel são dedicados à construção, equipamento e operação do "mishkan," o templo portátil do deserto, que, de acordo com a narrativa dos textos acabaria por se sentar no templo de Jerusalém, construído pelo Rei Salomão.

 

O que está em jogo neste relato não é simples informação arquitectónica, nem mesmo como operar o serviço, mas um puja teológica no coração de diferentes concepções sobre o envolvimento de Deus nos assuntos…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 25 fevereiro 2015 às 13:35 — Sem comentários

Novas chances de medalhas olímpicas israelenses Escrito por Bernardo K. Schanz

Nas últimas edições dos jogos olímpicos, tivemos a oportunidade de ver israelenses competindo em modalidades como o judô, o tênis, a vela, a ginástica, a natação e o atletismo. Para as Olimpíadas do Rio, em 2016, provavelmente veremos novos desportistas disputando os jogos pela primeira vez e em modalidades nada rotineiras. São atletas que vem […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 24 fevereiro 2015 às 8:32 — Sem comentários

As Percepções Mudam

A sabedoria popular judaica afirma que a religião judaica é uma religião sem teologia. O que significa que ela tem pouco a dizer sobre Deus, uma realidade que é incognoscível. Capítulos 25-31 do Êxodo são um bom exemplo não só de como esta afirmação é discutível, mas também a forma como pensamos sobre Deus evolui.

 

Dois objetos de culto, o "Aron" e o "Tabernáculo" dominam o início da religião de Israel. Esses objetos são tão importantes que nos primeiros cinco livros da…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 20 fevereiro 2015 às 12:21 — Sem comentários

O Quebra Cabeças das Eleições em Israel Escrito por Gabriel Paciornik

E quem é que ganha essas eleições? Essa excelente pergunta que me é feita com certa frequência costuma ser respondida de forma bastante irritante: Não sei, mas é uma boa pergunta. É uma pergunta muito melhor do que qualquer resposta que eu poderia dar. Por que? Em primeiro lugar porque Israel é um país parlamentarista, […]…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 19 fevereiro 2015 às 3:08 — Sem comentários

PROCURA-SE

 

Poucuramos todos o nosso lugar.Procuramos a luz.a verdade.o amor.A vida enfim.o sentido da vida,A VIDA SO TEM SENTIDO AMANDO,O PRÓXIMO,INTERCAMBIANDO.TROCANDO.O EGOCENTRICO EUMA ANOMALIA ESPIRITUAL.mE SINTO NO DESERTO DAVIDA,COM MILHOES DE PROXIMOS,DISTANTES,AUXENTES.DESCONHECIDOS,INACESCIVEIS.VENDO UM MAR DE GENTE,COM MUITA SEDE DE AMOR.VENDOA AGUA.SEM AIDNA NÃO PODER BEBE-LA.MORRENDO DE SEDE  ,SEDE DE AMOR,SEDE DE VIVER,SEDE DE SABER,SEDE DE VERDADE.POCURA-SE A VERDADE.PROCURA-SE…

Continuar

Adicionado por maisa campos loli em 18 fevereiro 2015 às 12:00 — Sem comentários

A paz negativa por João K. Miragaya da Conexão Israel

A paz negativa

Shalom significa “paz” em hebraico. Os israelenses, ao se cumprimentarem, dizem “shalom”. Na…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 14 fevereiro 2015 às 16:43 — Sem comentários

Como Israel vê o mundo e vê a si mesma

Rapidamente, lista três palavras que imediatamente vêm à mente quando você ouve a palavra "poder".

 

Em seguida, responda a pergunta:

 

Você já se sentiu poderoso? Foi à custa de alguém?

 

Cheryl E Czuba e Nanette Page, dois educadores de extensão da Universidade de Connecticut relatam que para a maioria das pessoas, palavras que vêm à mente quando se pensa em poder muitas vezes giram em torno do controle e dominação, como algo que se…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 13 fevereiro 2015 às 12:20 — Sem comentários

Eleições 2015: o dado mais importante das últimas pesquisas por Bruno Lima da Conexão Israel

 



De acordo com os números da última pesquisa realizada pelo Yediot Ahronot, o Bloco Sionista, liderado por Herzog e Livni, obteria 25 cadeiras, enquanto o partido de Benjamin Netanyahu – Likud – alcançaria 24.

No entanto, para aqueles que pretendem substituir o atual governo votando em partidos de centro-esquerda (Bloco Sionista, Yesh Atid, Kulanu e Meretz), o dado mais importante na pesquisa é que 76% dos judeus israelenses estão…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 8 fevereiro 2015 às 16:02 — Sem comentários

Por que "cobiça", e não "ciúme" ou "inveja"?

Embora palavras como "ciúme" e "inveja", são regularmente encontrados em conversas normais, a palavra "cobiça" [hebraico = tahmod] é raramente ouvida. Quanto consciência temos da diferença e por que ela foi escolhido por  o TaNaKh para estar no nível de crimes como roubo e até mesmo assassinato?

 

Não só isso, entre as dez "palavras" no livro de Êxodo, capítulo 20 , é a único "não" que é mencionado duas vezes:

 

  "Não cobiçarás a casa do teu próximo; não…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 6 fevereiro 2015 às 13:46 — Sem comentários

Israel refloresta o Negev Escrito por Yair Mau da Conexão Israel

Hoje é Tu BiShvat, a festa judaica que comemora o “ano novo das árvores”. Nada mais propício para falarmos de um tema interessante e importante para Israel e muitos outros países do mundo: reflorestamento.

O prefixo “re” indica que trata-se de plantar árvores em uma região onde um dia houve vegetação. Será este o caso de Israel? Depende da escala de tempo. Nos últimos muitos séculos a Terra de Israel possuía pouquíssima…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 5 fevereiro 2015 às 9:30 — Sem comentários

Tu Bishvat Ano Novo das Árvores.

Tu Bishvat - O Ano Novo para as Árvores

Tu Bishvat (o décimo quinto dia do mês de Shvat) - O Ano Novo para as Árvores - data dos tempos talmúdicos. É um dos quatro "anos novos" do calendário judaico - sendo Rosh Hashaná e Nissan (o primeiro mês) os dois mais proeminentes. (O primeiro de Elul é o ano novo sob o aspecto de pagar o dízimo sobre os animais). O Talmud vê Tu Bishvat como o novo ano sob o aspecto de certas leis da agricultura que estão relacionadas com pagar o dízimo. Com o…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 1 fevereiro 2015 às 14:45 — Sem comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço