JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

dezembro 2017 Posts no Blog (8)

Ava Naquila - Jayme Fucs bar

Noite fria em Belmonte no pelourinho no centro da antiga judiaria estão todos reunidos para o acendimento das velas de Chanuka onde a municipalidade todos os dias fazem um atividade . Hoje um grupo de teatro de jovens portugueses se apresentam para fazer viver um pouco da historia dos judeus de Belmonte. E do nada saem das ruelas os artistas caracterizados com as roupas do costumes da época que nos leva a outros tempos e a caminhar juntos pelos becos estreitos da judiaria e em cada canto…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 dezembro 2017 às 16:31 — Sem comentários

FESTA DAS LUZES - A MEMÓRIA DE CHANUCHÁ

Estamos vivenciando CHANUCHÁ, um acontecimento histórico, quando os selêucidas adentraram a Yeruschalaim para a profanação do Templo. A resistência do Macabeus (165 a.e.c) assegurou a vitória sobre os invasores, e o óleo utilizado para apenas um dia para acender a menorar, a fez brilhar por oito dias.

Os Kabalistas concebem CHANUCHÁ não apenas como um fato histórico, que resultou em uma celebração religiosa, mas como um ensinamento do Criador para com a humanidade. O período que tem o…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 12 dezembro 2017 às 18:03 — Sem comentários

QUANDO ESTAMOS ESCRAVOS DA MATRIX

Quando surgimos no tempo e no espaço, nos deparamos com uma existência material, que estudiosos da filosofia chamam de circunstancia interpretada. As coisas já existem por si só, devidamente convencionadas frutos da capacidade de discernimento humano e da sua evolução na atual dimensão física, que a Cabalá chama de Malchut.

Somos submetidos a uma forma de pressão no…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 9 dezembro 2017 às 21:28 — Sem comentários

CONEXÃO DE SHABAT – DOMINIO REATIVO & SUCESSO PROATIVO.

Quando desejamos alcançar um objetivo, envidamos todos os esforços para alcança-lo. No entanto algumas vezes não nos apercebemos que situações adversas teremos que enfrentar como uma preparação para um sucesso que achamos inatingível, e que algumas vezes sentimos que vamos sucumbir, fracassar e sermos auto anulados pela dor e sofrimentos.

Na Torá, em Gênesis 37:1 –…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 8 dezembro 2017 às 17:27 — Sem comentários

Humanistas, Deus e Moises

Num Mundo tão conturbado de violencia, preconceitos e corrupções me fez pensar numa conversa que tive com uma amiga sobre a passagem de Êxodos em que Deus manteve um diálogo profundo com o profeta Moisés, que provavelmente teve que transcender os conceitos de tempo e de espaço para poder chegar mais perto desse Deus.

Esse Deus vai anunciar um dos mais importantes eventos da humanidade, onde todos os seres humanos serão representados, , pelo Profeta Moisés, que receberá as…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 7 dezembro 2017 às 1:30 — Sem comentários

Não amaldiçoe a escuridão, mas acenda uma vela

Há apenas algumas gerações, Chanucá foi uma festa marginal no judaísmo. Hoje, está se tornando cada vez mais uma das festividades judaicas mais vistas, quase a par com Pesach e mesmo com as "grandes festas" de Rosh Hashanah e Yom Kippur.

 

Por um tempo, o fenômeno dessa transformação foi atribuído a " inveja do Natal". Alguém pensou que a aplicação de categorias freudianas explicaria como uma festa que, se os rabinos do Talmude pudessem ter conseguido, teria…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 6 dezembro 2017 às 23:57 — Sem comentários

CONEXÃO DE SHABAT – AS FORÇAS PODEROSAS DO NOSSO INTERIOR

É comum quando indagamos a alguém: Como vão as coisas? O nosso interlocutor em geral responde: a Luta é grande! Parece que existe em nossa memória retrógrada uma sensação de conflito, de luta constante. Então, aliviamos dizendo: é isso mesmo, você vai vencer! E parece que naquele instante os Egos se satisfazem, e voltamos a conversar como se nada tivesse sido…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 2 dezembro 2017 às 11:44 — Sem comentários

SHABAT SHALOM - CHAVERIM, NUNCA RETROCEDER!.

É difícil a caminhada, o nosso povo mesmo tendo experimentado a libertação, a sua mente estava em Mitsarim, no Egito, escravos da Matrix. Os nossos antepassados sofreram, mais firmes permaneceram, e originaram os anussim que lutam para o retorno.

Nessa caminhada, há dissabores, sofrimentos, lágrimas e dor, mas enfim tornamo-nos livres e aprendemos, que não há…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 1 dezembro 2017 às 15:06 — Sem comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço