JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

janeiro 2015 Posts no Blog (9)

Acumulando mais do que aquilo que é necessário, não dura

Acumulando mais do que aquilo que é necessário, não dura

 

 

Êxodo capítulo 16, resume algumas das principais características do drama de 40 anos da existência de Israel no deserto. Os problemas socioeconômicos de sobrevivência no deserto eram enormes. A impressão que se tem é de uma comunidade eclética não-familiarizada com o deserto e não acostumados a viver lá. O abastecimento de alimentos correu perigosamente baixo e as pessoas tinham que aprender a sobreviver em…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 30 janeiro 2015 às 14:50 — Sem comentários

Quando nenhuma resposta é a resposta

 

 O Senhor disse a Moisés: “Vá ao faraó, pois tornei obstinado o coração dele e o de seus conselheiros, a fim de realizar estes meus prodígios entre eles, (1)

 

Assim, foram Moisés e Arão a Faraó e disseram-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Até quando recusas humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva. (3)

 

O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 23 janeiro 2015 às 11:28 — Sem comentários

Do Catar para o mundo: a história da Al-Jazira por Claudio Daylac da Conexâo Israel

Em junho de 1995, o príncipe herdeiro do Catar, Hamad bin Khalifa al-Thani, sucedeu seu pai Khalifa em um calmo golpe de Estado. O novo emir deu início a uma série de reformas que visavam modernizar o país, desde a suspensão da censura sobre a imprensa até a concessão do direito ao voto para as mulheres. Foi com este clima que criou-se a Al-Jazira.

Tendo apenas 44 anos à época, o emir Hamad era considerado um…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 janeiro 2015 às 4:21 — Sem comentários

Los grandes amores de los primeros "sabras" Samuel Leillen

Los que encabezan la lista…

En la Israel renaciente, el catalogar circunstancias, dichos o personas como originales o primeros en su género, es muy frecuente: la primera colonia, el primer jalutz, el primer arado, el primer árbol, etc.- si bien la aseveración no siempre es exacta.

La localidad que más títulos de primacía atribuye a su narrativo local, es Rishón Letzion, a escasos 16 Km. al sudeste de Tel Aviv:

• fue la primer colonia de la primera aliá (1882), título en…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 16 janeiro 2015 às 3:15 — Sem comentários

Os Verdadeiros Valores de Israel

A história das dez pragas que assolaram o Egito tem estimulada a imaginação de escritores e leitores ao longo do tempo. Não menos entre eles os autores bíblicos e editores do livro do Êxodo que dedicaram um total de sete capítulos a esta saga. O episódio dramático mais longo do TaNaKh.

 

No entanto, "quanto mais você prestar atenção", diz David Gunn, um estudioso da Bíblia que  ensinou na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e no Seminário Teológico…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 16 janeiro 2015 às 0:29 — Sem comentários

“Voulez-vous” fazer aliá? por Miriam Sanger da Conexão Israel

 



Mais de 7 mil novos cidadãos provenientes da França fizeram aliá (nome que designa a imigração judaica a Israel) em 2014. Chegaram a tempo de não presenciar o pior atentado terrorista em solo francês das últimas décadas.

A história contada em frente a nossos olhos: a migração francesa ganha impulso em resposta ao antissemitismo no país.

No início do ano, publicou-se um sem-número de reportagens…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 14 janeiro 2015 às 14:55 — Sem comentários

AS GÊMEAS FORA DE SÉRIE

Há sete anos conheci a família Rodrigues Ribeiro Gonçalves, que desejavam muito saber porque suas origens poderiam ser judaicas. Então, expliquei toda a história do marranismo no Brasil. Os cinco membros da família ouviam atentamente minhas explicações e a partir daí desenvolveram um interesse extraordinário pela Torah, por D'us e pelo Amor ao Próximo.

A filha mais velha ingressou na faculdade de Direito e hoje já é uma advogada das mais competentes, entretanto, nem tudo foram flores…

Continuar

Adicionado por Marcelo Barzilai em 11 janeiro 2015 às 10:01 — Sem comentários

A Bússola Interior Invisível

O Livro do Êxodo começa com a informação de que, em conformidade com a promessa divina de Abraão, os filhos de seu neto Israel incharam a tornar-se um povo. Para os egípcios, esta evolução e ameaçante.

 

No século XIX a.e.c. um número crescente de semitas de Canaã imigrou para o Delta do Nilo oriental. referidos com desdém pelos egípcios como "hicsos", "governantes de terras estrangeiras", a sua breve ocupação do Baixo Egito foi, nas palavras do falecido professor…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 9 janeiro 2015 às 15:08 — Sem comentários

Apesar das falhas lutando por uma sociedade moral e Justa

A morte do patriarca Jacob marca o fim do livro de Gênesis, e fecha o período patriarcal em Israel.

 

Abraão, Isaac e Jacob, os pais fundadores de Israel, foram os líderes de uma família única tateando em meio as paixões e tentações humanas para estabelecer uma sociedade justa e moral

 

"Todo o período entre Abraão e o Êxodo", diz Martin Sicker, "poderia ter sido resumido em poucas frases curtas em vez de encher mais…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 2 janeiro 2015 às 11:30 — Sem comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço